[email protected]

(11) 4615-8815

R. Giulio Torres, 21 - Parque Rincão, Cotia - SP, Cep: 06705-459

Reciclagem de Papel

Home-Reciclagem de Papel
GTF Papéis

Reciclagem de Papel

Reciclagem de papel é uma das práticas mais antigas de preservação do meio ambiente. Além de conservar nosso meio, a reciclagem gera material de qualidade para matéria-prima renovável.

A GTF Papéis coleta e processa vários tipos de papéis recicláveis como sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, documentos de arquivo morto, notas e recibos do comércio, entre outros.

Entre em Contato
Reciclagem de Papel – Aparas de Papel e Papelão
Se você deseja comprar ou vender aparas de papel, dá uma olhada nesse conjunto de perguntas e respostas importantes sobre reciclagem de papéis.

Quais papéis são considerados não recicláveis?

Os papéis não recicláveis são aqueles que contêm algum outro material diferente, como é o caso dos papéis “plastificados”, como de cadernos, agendas e livros; os papéis “metalizados” dos tabletes de condimentos (caldos) e aqueles utilizados nos trabalhos escolares; os papéis “carbonados”, presentes em notas fiscais. Devem ser descartados como lixo comum.

Embalagens longa vida são recicláveis?

Sim. A embalagem longa vida ou caixa longa vida é a exceção dos papéis combinados com outros materiais, tidos como não-recicláveis.

Atualmente o papel contido na embalagem, considerado de alta qualidade, é extraído e reutilizado para a fabricação de diversos tipos de papéis e papelões.

Papéis higiênicos, toalhas de papel e guardanapos “usados” são recicláveis?

Não. Após o uso, estes papéis passam a serem inadequados não somente para o manuseio dentro da cooperativa, mas também para os processos de reciclagem para o fabrico de outros tipos de papéis. Devem ser descartados como lixo comum.

O papel é um material 100% reciclável?

Não. Para a manutenção das características de resistência mecânica e de aparência, o papel pós-consumo vindo da coleta seletiva ainda necessita de adições de matéria-prima virgem (celulose) e/ou de papel pré-consumo (material coletado nas máquinas de papel, chamados comumente de aparas ou resíduos) para dar origem ao papel reciclado, kraft ou papelão.

Felizmente, apesar de não ser 100% reciclável como o vidro ou o alumínio, a reciclagem do papel favorece a proteção de árvores, fonte de celulose e principal matéria-prima do papel. A reciclagem do papel também resulta em menor consumo de água e energia elétrica utilizados na fabricação deste material.

Papel “molhado” pode ser destinado para a coleta seletiva?

Não. O papel molhado altera o peso, que acaba por prejudicar quem compra papel da cooperativa. O mesmo vale para papéis “molhados” com outras substâncias químicas, como produtos de limpeza, tintas, óleos, solventes, etc. Devem ser descartados como lixo comum.

Papel com manchas de gordura são recicláveis?

Não. A gordura contamina as fibras do papel, dificultando sua reciclagem. Embalagens como as utilizadas para embalar pizzas, uma vez contaminadas com óleos vegetais ou gordura devem ser descartadas no lixo comum.

Como os papéis são reciclados na cooperativa?

Os papéis pós-consumo são apenas separados em grupos (papelões, papéis brancos, etc.) antes de serem vendidos para grandes fabricantes de papéis onde é feita a reciclagem de fato.

VENDER APARAS DE PAPEL

Compramos aparas de vários tipos de papéis de empresas, comércios, instituições,
de todos os geradores de papéis reciclados.


AGENDE SUA COLETA

COMPRAR APARAS DE PAPEL

Trabalhamos com práticas sustentáveis para o melhor aproveitamento das aparas coletadas. Atuamos com mão de obra especializada e equipamentos modernos para coleta seletiva, separação, trituração e enfardamento. Comercializamos aparas para indústrias e comércios.

FALE COM A GTF PAPÉIS